Intolerância à Lactose
Para identificar se o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, deve-se observar o aparecimento de sintomas após tomada do leite, que normalmente são vermelhidão e coceira na pele, vômitos fortes e diarreia.
A melhor forma de saber se o bebê não digere a lactose é fazendo o teste de exclusão alimentar que consiste em não comer nenhum alimento que tenha lactose durante 7 dias. Se os sintomas desaparecerem durante este período é muito provável que ele seja intolerante, mas apesar de ser muito simples de fazer esse teste, ele só deve ser feito após a consulta com o médico.
Sintomas de intolerância à lactose
-
Cólicas intestinais;
-
Desconforto abdominal;
-
Gases;
-
Diarreia;
-
Vômitos;
-
Assaduras na pele;
-
Constipação.
Tratamento para intolerância à lactose
Se a criança já consome outros alimentos, devem ser evitados os derivados de leite. Em caso de intolerância à lactose congênita –é o único caso que impede o aleitamento materno exclusivo. O bebê deve ser alimentado com uma fórmula especial sem lactose, indicada pelo médico.
Quando o bebê que só mama no peito possui intolerância a lactose, é importante que a mãe retire da sua própria alimentação os produtos que possuem lactose porque eles podem passar para o leite materno, provocando sintomas como barriga inchada, gases e desconforto no bebê.
Para alimentar o bebê com intolerância à lactose, garantindo a quantidade de cálcio que ele precisa, pode-se oferecer leite e derivados do leite sem lactose e investir nos alimentos ricos em cálcio como brócolis, amêndoa, amendoim e espinafre, se ele já tiver mais de 6 meses.