Introdução Alimentar Complementar
O leite materno é o padrão ouro para recém-nascidos, recomendado de forma exclusiva até o 6º mês de vida e complementado até os 2 anos de idade ou mais. O aleitamento materno traz vantagens para a saúde global do bebê, crescimento e desenvolvimento. Previne e reduz a incidência de inúmeras doenças, entre elas diarreia, infecções bacterianas, infecções respiratórias e otite média.
O leite materno é composto por inúmeros nutrientes (carboidratos, lipídios, compostos bioativos, prebióticos e probióticos, vitaminas e minerais) além de células do sistema de defesa.
Quando começar a Introdução Alimentar Complementar (IAC)?
A Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, sendo orientada a IAC a partir de então.
A introdução alimentar é um período de introdução de novos alimentos e é nessa fase que o bebê aprende a comer e que os alimentos são complementares ao leite materno. Então, o importante não é a quantidade que o bebê irá comer, mas sim a descoberta do prazer em comer.
Devemos, então, observar alguns detalhes para iniciar a IAC. Além dos 6 meses de idade, devemos avaliar se o bebê já apresenta os “Sinais de Prontidão”, que são eles:
-
controle do pescoço
-
sentar com o mínimo de apoio
-
levar alimentos à boca
-
diminuição do reflexo de protusão da língua
-
mostrar interesse pelos alimentos
Quais são os métodos de IAC
Método Tradicional
É o alimento amassado e oferecido na colher. Não deve ser liquidificado ou peneirado e a consistência deve ser aumentada progressivamente (pastosa/ papa/ purê). Conforme o bebê for crescendo, a textura dos alimentos será cada vez mais consistente até chegar em pedaços mais sólidos.
E muito importante: horário das refeições em família com a participação do bebê. O estímulo visual nessa idade é muito importante e serve como incentivador da alimentação.
Método Baby-Led Weaning (BLW)
Método onde o alimento é oferecido em pedaços, tiras ou hastes – cortes seguros. É importante que o bebê esteja sentado, sob supervisão, para optar por esse tipo de alimentação.
Método Participativo ou Misto
É a mistura entre os métodos BLW e Tradicional. O bebê explora os alimentos com as próprias mão e o cuidador oferece com a colher.
Dica muito importante: Não misturar os alimentos.
É importante o bebê saber o sabor, textura, cor e cheiro de cada alimento.
O que oferecer?
Desde o início da IAC, devemos oferecer uma alimentação diversificada, colorida e equilibrada. É indicado oferecer um alimento de cada grupo alimentar e, gradativamente, ampliar a oferta de cada um dos alimentos de cada grupo, seja em quantidade, seja em variedade.